A Terra Redonda Editora é um empreendimento cultural de economia solidária. Fazemos livros em pequenas tiragens (ou sob demanda), numa relação próxima e parceira com autores e produtores. Nosso desafio é reduzir custos de produção, gerar renda para todos os parceiros que participam do processo e remunerar os direitos autorais numa proporção bem maior que a praticada pelo mercado editorial estritamente comercial.

Enquanto produz livros, a Terra Redonda atua como um hub de parceiros em uma rede de produção solidária, gerando trabalho e renda para os diversos elos da corrente produtiva: criação, produção, comercialização e gestão. Desse modo, a editora coloca o livro em condições de venda sem desembolso por parte do autor/autora, podendo distribuir o trabalho e os custos de produção e comercialização entre parceiros solidários, que recebem, em contrapartida, participação proporcional na renda do livro. 

As ferramentas básicas para viabilizar nossas parcerias são os projetos dos livros. Para cada projeto, um contrato específico prevê os termos da parceria entre a editora, os produtores e o autor/autora (ou detentor dos direitos autorais). O autor/autora tem uma parceria prioritária e dispõe de descontos exclusivos, que lhe permitem aumentar sua renda, mediante a venda direta de seu livro.

 

Na definição dos resultados de cada livro são abatidos da receita total os custos relativos às atividades ligadas à sua produção: 1) produção editorial, 2) produção gráfica, 3) divulgação/comercialização e 4) custos de gestão/administração. A maior parte parte dessas atividades é realizada por meio de parcerias solidárias ou trocas colaborativas.

 

As orientações para a produção editorial e para a comercialização do livro são estabelecidas de comum acordo entre a editora e o autor/autora. Do mesmo modo é especificada uma política comercial, com os parâmetros de preços, descontos e eventuais despesas na comercialização do livro, conforme as diferentes modalidades de serviços comerciais: divulgação, lançamento, venda presencial, venda na internet, venda em livraria, etc. A definição das tiragens e reimpressões também é feita de comum acordo, com base em avaliação do potencial e do desempenho de venda do livro.

 

A política editorial da Terra Redonda mantém foco em 3 linhas de literatura: ficção, memória e poesia; e um forte compromisso com o fazer artístico. Além disso, na perspectiva de expandir as possibilidades de iniciativas solidária, também abarcamos em nossas ações a prestação de serviços editoriais para a produção de livros científicos e acadêmicos, literatura infantil, etc., sob demanda ou de baixa tiragem.

Cabe à Terra Redonda realizar ações de divulgação e comercialização do livro, via mídia tradicional, internet e redes sociais, além de ações de venda presencial, como lançamentos e participação em feiras e eventos. O autor/autora deverá acompanhar e avalizar a produção e as ações de comercialização do livro.

Faça parte de
nosso cadastro

Terra Redonda

Rua Gregório Paes de Almeida, 184 - 05450-000 - São Paulo SP

CNPJ 34.305.442/0001-68 

contato@terraredondaeditora.com.br - Telefone (11) 3021-7021

© 2020 Terra Redonda Editora. criado com Wix.com