top of page

Almir Suruí com a palavra

# 11 Narrativas do Antropoceno - Líder indígena perseguido por críticas ao governo concede entrevista exclusiva.


Por Guilherme Purvin


Almir Suruí, liderança indígena reconhecido mundialmente, desde que, juntamente com o Cacique Raoni, denunciou o atual presidente da República do Brasil no Tribunal Penal Internacional, passou a ser perseguido politicamente. O surpreendente é que a própria FUNAI é que buscou junto à Polícia Federal investigá-lo sob a acusação de propagar "fake news". O inquérito foi trancado por decisão judicial. Nesta entrevista, Almir Suruí fala sobre o povo Paeter Suruí, sua história, cultura e propostas para o futuro. Colaboraram na entrevista os professores Carlos Marés, Marialice Antão, Ricardo Antônio Lucas Camargo, Roberto Zular, Patrícia Galvão Ferreira e Manuel Caleiro. Devido às condições precárias de transmissão, o som se acha prejudicado em diversas passagens. A íntegra da entrevista, não editada e sem cortes, pode ser ouvida no Canal da Revista PUB no Youtube.



____________

Narrativas do Antropoceno é produzido e apresentado por Guilherme Purvin especialmente para o podcast da Revista PUB – Diálogos Interdisciplinares. Episódio publicação em 6.05.2021.


Guilherme Purvin é autor dos livros Sambas & polonaises, Laboratório de manipulação, A batalha das libélulas, O advogado que entrou no armário e A queda de Babilônia, os três últimos sob o pseudônimo de Glautúrnio Polenta e em coautoria com Guian de Barros. Os livros de Guilherme Purvin estão à venda no site da Terra Redonda Editora.





12 visualizações0 comentário
bottom of page