top of page

Aves silvestres na cidade

#5 Narrativas do Antropoceno, por Guilherme Purvin


O 5º episódio de “Narrativas do Antropoceno” recupera os dados históricos relativos às ações ajuizadas em 1984 pelo Ministério Público de São Paulo tendo em foco a matança de milhares de passarinhos numa churrascada política pelo então prefeito de Embu das Artes.


A Dra. Isabella Callia, especializada em Estudos da Alimentação e doutoranda em Literatura e Cultura Italianas pela USP prossegue suas explicações sobre consumo de pássaros na culinária italiana e o Dr. Édis Milaré, que assinou as peças processuais da famosa ação judicial, fala sobre outras ações ajuizadas pelo MP-SP no combate aos crimes contra as aves silvestres.


Acesse aqui o artigo "As aventuras de dois defensores da natureza do início do Século XX", de Fernanda Wenzel, in ((o))eco.

Na segunda metade do episódio, entrevistamos a bióloga Anelisa Ferreira de Almeida Magalhães, da Secretaria do Verde e Meio Ambiente de São Paulo, que nos falou sobre a importância do inventário e monitoramento de aves e sobre sua proteção no meio ambiente urbano, poluição luminosa e criação de corredores ecológicos.


Acesse aqui o portal Wiki Aves, citado por Anelisa Magalhães no podcast.


O episódio é fechado com um bate papo de Guilherme Purvin com Sheila Pitombeira e José Nuzzi Neto sobre as seguintes canções de MPB versando sobre caça e consumo de pássaros:


Parede de vidro na Cidade Universitária Armando de Salles Oliveira (USP) é constante ameaça à vida dos pássaros.


____________

Narrativas do Antropoceno é produzido e apresentado por Guilherme Purvin especialmente para o podcast da Revista PUB – Diálogos Interdisciplinares.


Guilherme Purvin é autor dos livros Sambas & polonaises, Laboratório de manipulação, A batalha das libélulas, O advogado que entrou no armário e A queda de Babilônia, os três últimos sob o pseudônimo de Glautúrnio Polenta e em coautoria com Guian de Barros. Os livros de Guilherme Purvin estão à venda no site da Terra Redonda Editora.


4 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page