top of page

Livro "Contos da Quarentena" ganha campanha de lançamento no Catarse.


Já está no ar a campanha para a publicação do livro "Contos da Quarentena", obra que reúne 23 autores, com contos inéditos escritos após o início da quarentena motivada pela pandemia do Covid-19.

Leia a seguir o texto de apresentação do projeto.


Um pesadelo. De uma hora para outra, todas as pessoas obrigadas a ficar em casa. A invenção da sobrevivência tornou-se um imperativo cotidiano, numa luta incessante contra o pânico e a incerteza. Entretanto, talvez por falta de prática, nossa sociedade não conseguiu se cuidar como deveria. Produzimos no Brasil uma das três quarentenas mais longas e ineficazes do planeta. E nos tornamos prisioneiros dela. No isolamento, a angústia cresceu como o mato nos jardins descuidados. Com o passar dos meses, cada vez mais gente acha que ficar em casa é sufocante demais, que o risco diminuiu e que já chegou a hora de sair.

O livro CONTOS DA QUARENTENA, organizado pelo jornalista e escritor Léo Bueno, é sobre estes sentimentos. Ele começou como uma simples proposta num post no Facebook, para que amigas e amigos escrevessem suas narrativas. Em poucos dias, 23 pessoas que se conheciam apenas virtualmente aderiram ao projeto, para dar uma resposta compartilhada a esta experiência inédita de aprisionamento coletivo que o novo coronavírus nos proporcionou. Você verá drama, humor, horror e ficção científica como modos de viver o isolamento.

A pandemia, a quarentena e o isolamento social constituíram também um longo período de luto. Por um lado, um lamento por um estilo de vida que morreu, pelos planos que todos fizemos para 2020, pelos sonhos não realizados. Por outro lado, a esperança que o luto nos traz pela renovação e pelo renascimento, ainda que seja o renascimento de nós mesmos na pele de outras pessoas. Este livro é de quem escreveu buscando renascer pelos olhos de quem lê.

Todos que vivemos esta quarentena sabemos a montanha russa de pesares e esperanças que percorremos. Se este livro for também um caminho literário de saída deste labirinto, terá sido ainda melhor. Nada mais adequado a um livro-catarse do que começar com uma campanha de apoio na plataforma Catarse.

Muito obrigado!


Rita Almeida, Sammya Araújo, Izabella Barros, Toninho Bonvicini, Léo Bueno, Adriana Buzzetti, Rodrigo Matos Carnier, Fabricio Costa, Marcela Esteves, Jose Goulart, Mariane Hörner, Jose Amarilio Júnior, Eric Oliveira, Kátia Marchena, Osvaldo Pavanelli, André Ragusa Filho, Fernanda De Sá, Inessa Salomão, Luciano Somenzari, Érika Suzuki, Fiodora Terra, Gabriela Tunes.


31 visualizações0 comentário
bottom of page