top of page

Por mais que soe exagero retórico, 'genocídio negro' é realidade estatística

Por Angela Alonso, na Folha de 6/06/2020

No Brasil e nos EUA, negros povoam penitenciárias e necrotérios

A cena do copo de leite contaminou na velocidade da Covid-19. Inoculou as lives do presidente, da ministra da Família e do blogueiro do Terça Livre. Este último, o ex-seminarista Allan dos Santos, explicou: “Entendedores entenderão”.

Até onde o entendimento alcança, a referência vai além da pureza que o branco lácteo simboliza. Alude à deficiência em digerir lactose, mais comum entre afrodescendentes.

Essa conexão se explicitou em manifestação da alt-right norte-americana em 2017, quando marmanjões sem camisa fizeram ato de consumo ostensivo e copioso de leite, deglutidos direto dos galões. Sites do grupo, durante o governo Obama, deram a senha para decifrar a performance por meio de um poeminha: “Roses are red, Barack is half black, if you can’t drink milk, you have to go back” (rosas são vermelhas, Barack é meio preto, se você não pode beber leite, você tem que voltar). Longe de propaganda da pecuária local, o ato celebrava a supremacia branca.

Manifestantes nos EUA pedem fim da violência policial contra negros

Manifestantes nos EUA pedem fim da violência policial contra negrosManifestantes nos EUA pedem fim da violência policial contra negros

A repetição do gesto aqui, onde todo o mundo se jacta de não ser racista, tem o peso de uma declaração de princípios.

A ingestão dessa poção envenenada deve ter feito Joaquim Nabuco se revirar em seu mausoléu no Recife. É que o cenário de Allan dos Santos para o consumo incluiu retrato do abolicionista na parede. Maneira de equalizar liberalismo, monarquismo e catolicismo do vivo e do morto. Mas, entre ambos, há um pasto inteiro de distância. Nabuco queria dividir terra e garantir direitos aos ex-escravos. O leite azedo de Allan indica bem o contrário.

Quem também anda se virando é o companheiro de movimento abolicionista de Nabuco. André Rebouças foi convocado pelas hostes governistas como ícone alternativo a Zumbi e sua foto foi parar na página de abertura do site da Fundação Palmares. Rebouças mais que merece retrato e feriado nacional, mas usá-lo contra o movimento negro desonra sua memória.

O presidente do órgão e o abolicionista compartilham a cor, mas não os predicados. Rebouças era erudito e educado. Sérgio Camargo enverga a cultura bolsonarista, a dos palavrões. Nessa língua, classificou o movimento negro como “escória maldita”, povoada de “vagabundos”.

Essa escória de vagabundos incomoda porque denuncia o apartheid racial brasileiro. Nem aqui, nem nos Estados Unidos, o termo é corrente, como se apenas a África do Sul tivesse praticado a política sistemática de submissão racial.

Trumpistas e bolsonaristas, cabe reconhecer, apenas escavam o padrão profundo de suas sociedades. Lá e cá, os negros perdem para os brancos em tudo: renda, escolaridade, saúde, oportunidades. São os que povoam as penitenciárias e os necrotérios, levados por balas perdidas ou garrotes policiais.

Veja protesto realizado na Fundação Palmares após nomeação de novo presidente

Veja protesto realizado na Fundação Palmares após nomeação de novo presidenteVeja protesto realizado na Fundação Palmares após nomeação de novo presidente

Nos dois casos, os dados são cristalinos, públicos e antigos. As providências é que são raras. As duas sociedades têm sido muito eficientes em reproduzir, geração atrás de geração, a mesma hierarquia racial. E com consentimento implícito de brancos e mesmo de negros que, como Sérgio Camargo, ignoram o óbvio, por mais que ulule.

O Atlas da Violência (Ipea/Fórum Brasileiro de Segurança Pública) tem evidências da velha cantilena: em 2017, 75% das vítimas de homicídio eram negros. Entre 2007 e 2017, a taxa de homicídios de brancos cresceu 3%, já o morticínio de negros subiu 33%. E deve disparar com o discurso racial do governo e sua sanha em armar os “cidadãos de bem”. Por mais que soe exagero retórico, “genocídio negro” é uma realidade estatística.

Os bolsonaristas miram-se nos trumpistas. Pois bem, lá o tempo fechou. O risco de contaminação não impediu democratas de irem às ruas contra os supremacistas. Não é a primeira vez, houve o movimento pela abolição da escravidão e o pelos direitos civis. A essa mobilização periódica o outro lado respondeu com Ku Klux Klan e assassinatos de líderes negros. A escravidão lá só acabou com guerra civil. Essa é a trilha que o bolsonarismo inveja.

A metade trumpista tem mais orgulho que vergonha das raízes escravistas. E nem finge. Lá como aqui, a doença crônica do extermínio de negros é realidade tão tangível quanto tacitamente aceita. Contra a Covid-19, há um exército de pesquisadores em busca de vacina, municiados de fundos e envoltos na esperança do mundo inteiro. O antirracismo não mobiliza os mesmos sentimentos, líderes e cofres.

Os americanos têm neste ano chance de cura eleitoral. Aqui as urnas estão longe. Está cada dia mais difícil respirar —e não é só por causa das máscaras.

__________

Angela Alonso é professora de sociologia da USP e pesquisadora sênior do Centro Brasileiro de Análise e Planejamento.

21 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Súbito

bottom of page