top of page

Povos originários - De sua representação no Arcadismo ao advento do socioambientalismo

#6 Narrativas do Antropoceno, por Guilherme Purvin.



Pensando no dia 19 de abril, a abertura do 6º episódio de "Narrativas do Antropoceno" aborda um assunto espinhoso: qual seria a forma "politicamente correta" para nos referirmos aos cidadãos indígenas, membros das comunidades tradicionais brasileiras? O que dizer do nome "índio", tão presente na música popular brasileira?


O episódio prossegue com uma análise do poema "O Uraguai", de Basílio da Gama. Marco fundante da literatura brasileira, este poema do período do arcadismo foi a primeira grande obra voltada à representação ficcional dos povos guaranis. Neste primeiro bloco, o prof. Guilherme Purvin conta com a participação do prof. Ricardo Antonio Lucas Camargo (UFRGS e PGE-RS).



A segunda metade do episódio consiste numa entrevista concedida pelo prof. Carlos Frederico Marés de Souza Filho (PUC-PR e PGE-PR), ex-presidente da FUNAI, a Guilherme Purvin, Sheila Pitombeira e Emanuel Fonseca Lima. Nela, Marés fala de sua trajetória política, acadêmica e profissional, do surgimento do socioambientalismo no Brasil, da importância da Antropologia para o Direito e das questões mais polêmicas envolvendo povos originários - demarcação de terras, autoidentificação etc. Devido à sua extensão, a entrevista foi dividida em blocos e terá prosseguimento no próximo episódio de Narrativas do Antropoceno.

Fontes consultadas:


____________

Narrativas do Antropoceno é produzido e apresentado por Guilherme Purvin especialmente para o podcast da Revista PUB – Diálogos Interdisciplinares.


Guilherme Purvin é autor dos livros Sambas & polonaises, Laboratório de manipulação, A batalha das libélulas, O advogado que entrou no armário e A queda de Babilônia, os três últimos sob o pseudônimo de Glautúrnio Polenta e em coautoria com Guian de Barros. Os livros de Guilherme Purvin estão à venda no site da Terra Redonda Editora.


13 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page