top of page

Transfobia em J.K.Rowling. Zeca Sampaio lança romance histórico. Aliança dos povos indígenas

#8 de "Narrativas do Antropoceno"


Este episódio de "Narrativas do Antropoceno" está dividido em três blocos. O tema central é tolerância. O bloco 1 trata de Literatura. O bloco 3, de povos originários. E o bloco 2 une os dois temas, para falar sobre literatura e a história pouco divulgada da resistência indígena na região que hoje corresponde ao Litoral Norte do Estado de São Paulo até a baía da Guanabara.


As recentes declarações supostamente transfóbicas de J.K.Rowling, autora de Harry Potter, reacendem a polêmica sobre os direitos conquistados pela comunidade transgênero. Para falar sobre o tema, convidei o prof. Daniel Ferraz (Letras-USP) e a escritora Juliana Berlim, organizadora e co-autora do livro "Transliteraturas - Estudo de Literatura sobre personagens trans".


No segundo bloco do episódio #8 do podcast "Narrativas do Antropoceno", entrevistei o escritor, diretor de teatro e músico Zeca Sampaio, que acaba de lançar o romance histórico "Guerra dos Tamoios: genocídio em nome de Deus" pela Editora Terra Redonda. Zeca fala sobre o processo de elaboração do livro e sobre o cenário histórico onde transcorreu a primeira guerra contra o invasor português, que uniu povos indígenas em torno de um inimigo comum.


No terceiro bloco, Carlos Marés (ex-Presidente da FUNAI) fala sobre a aliança dos povos indígenas, da Guerra dos Tamoios aos dias de hoje, no prosseguimento de entrevista que contou também com a colaboração de Emanuel Fonseca Lima e Sheila Pitombeira.




1 visualização0 comentário
bottom of page