top of page

Escritor premiado publica "Além do Oriente", novela com mulher árabe no centro da trama


"Além do Oriente" é uma novela – também pode ser chamada de conto longo ou de romance curto – que chega às mãos do leitor como uma provocação, um texto onde ele é transportado a um diário denso e diluído, narrado pela voz feminina de uma imigrante.


Seu autor, Mustafa Yasbek, que pela primeira vez é publicado pela Terra Redonda Editora, é autor consagrado, com quase duas dezenas de livros, tendo recebido o prêmio Jabuti, da Câmara Brasileirsa do Livro, em 1986, por seu livro "Aventura na Selva", na categoria de literatura juvenil.


Nas obras brasileiras de ficção, as trajetórias dos imigrantes transportados desde o Mediterrâneo sírio-libanês para fazer a América têm sido construídas – com raras exceções – através das palavras de representantes do universo masculino. Afinal, são eles os que primeiro são escutados para que falem de sua busca por uma outra vida, quando enveredam pelos caminhos trilhados para transformar sonhos em realidade em um novo mundo.


Conduzido pela voz da narradora, o leitor é convidado a compreender como uma mulher, movida pela trágica experiência à qual se vê arrastada pelas mãos do companheiro, revolve as entranhas da própria vida. E simultaneamente as da família que ela deixou em sua terra e cuja memória a martiriza em todos os momentos. Nada disso a impede de manter erguido o lar, movida por seus sonhos e pela tradição, controlada pela vontade de um parceiro autoritário e distante.


Estas páginas tentam revelar o trabalho de uma mulher para construir a casa de suas ilusões, cenário onde descobre a si mesma levada a lutar além de seus limites, de mãos dadas com filhos que lhe acompanham cada passo, todos com o olhar voltado para uma gente espalhada por todos os lados da América.



Formato: 14 x 21 cm 128 páginas Capa: Aquarela de Gabriel Bitar


52 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page